• IPDA participa das comemorações dos 40 anos da VII Conferência Nacional da Advocacia

    Presidente do IPDA Edgar Guimarães e Renato Andrade, diretor

    O presidente do IPDA – Instituto Paranaense de Direito Administrativo, Edgar Guimarães, e o diretor Renato Andrade prestigiaram a solenidade em comemoração aos 40 anos da VII Conferência Nacional da Advocacia, que aconteceu na segunda-feira (07 de maio), na sede da OAB Paraná, em Curitiba. A solenidade foi aberta pelo presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha.

    Em 1978, o evento marcou o processo de reabertura política do Brasil. Sob a liderança do então presidente da seccional paranaense, Eduardo Rocha Virmond, e do então presidente do Conselho Federal, Raymundo Faoro, a advocacia brasileira se posicionou de maneira veemente em defesa das liberdades.

    Na ocasião, os integrantes do Coral da CAA/PR e OAB Paraná bridaram os advogados presentes com três canções brasileiras: Alguém cantando, de Caetano Veloso; É preciso saber viver, de Roberto Carlos; e Descobridor dos sete mares, de Tim Maia. Durante a apresentação, uma projeção destacou os nomes dos 700 advogados paranaenses que participaram da VII Conferência Nacional de 1978.

    Durante a solenidade foram homenageados Eduardo Rocha Virmond e os professores René Ariel Dotti e Egas Dirceu Moniz de Aragão. Em 1978, Egas foi o responsável pela tese nº 13: “O Estado de Direito e o Direito da Ação”. E Dotti defendeu a tese nº 32, “A Informação Cultural no Estado de Direito”.