• IPDA traz para palestrar no XIX Congresso Paranaense De Direito Administrativo, Benajmin Zymler, ministro do TCU

    Benjamin Zymler, ministro do TCU

    O ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler, encerrará a programação do XIX Congresso Paranaense De Direito Administrativo, promovido pelo Instituto Paranaense de Direito Administrativo – IPDA, que acontecerá de 21 a 24 de agosto, na sede da OAB Paraná, em Curitiba. Em sua palestra, advogado e mestre em Direito pela Universidade de Brasília, abordará o exemplo dos acordos de leniência e a jurisdição de contas.

    O presidente do IDPA, Edgar Guimarães informa que o encontro reunirá professores, juristas, advogados e estudiosos do Direito, responsáveis por apresentar ao debate temas emergentes do Direito Administrativo. “Nosso objetivo será disseminar, na prática, os fundamentos constitucionais democráticos e a promover a cidadania em sua concepção mais ampla e inclusiva”, sublinha. Esta edição do Congresso também será uma homenagem ao professor doutor Márcio Cammarosano, referência em Direito Público.

    A programação do Congresso contempla conteúdos atuais, polêmicos e fundamentais no cenário nacional e na esfera pública tendo como viés um sentimento compartilhado por todos os brasileiros: o medo. Entre eles, servidor público (entre a omissão e o medo da ação), Direito Administrativo e Direito Eleitoral (do medo à esperança), compliance e controle na administração pública (a soma de todos os medos), corrupção e improbidade administrativa, contratos administrativos (superando o medo da administração pública consensual), serviços públicos e o medo do agigantamento estatal, licitações públicas (entre a inovação e o medo da reforma), Direito Administrativo do medo (mito ou realidade?), segurança jurídica e a jurisprudência do medo, parcerias da administração pública (o medo do desenvolvimento) e Direitos Fundamentais (medos e incertezas em um ambiente polarizado).