• Livro analisa e propõe mecanismos de Compliance, combate à corrupção e instrumentos para gestão de riscos

    Rodrigo Pironti Aguirre de Castro e Marco Aurélio Borges de Paula

    “Compliance, Gestão de Riscos e Combate à Corrupção está sendo publicado num momento extremamente oportuno e a temática é plenamente justificada, uma vez que, segundo estimativas divulgadas pelo Ministério Público Federal, apenas no Brasil as perdas financeiras anuais com a corrupção atingem cerca de R$ 200 bilhões”, escreveu o jurista e ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler, no prefácio do livro.

    Coordenada pelos advogados Rodrigo Pironti Aguirre de Castro, diretor do IPDA – Instituto Paranaense de Direito Administrativo, e Marco Aurélio Borges de Paula, e lançada pela Editora Fórum, na Livraria da Vila, em Curitiba, a obra com 452 páginas reúne artigos que abordam e analisam a questão nos setores públicos e privados. Além disso, propõe uma série de aperfeiçoamentos nos instrumentos disponíveis para controle e repressão da corrupção, entre os quais, as técnicas de compliance.

    Pironti e Edgar Guimarães, presidente do IPDA

    Diretores do IPDA, Pironti e Renato Andrade

    Pironti e o José Abduch, diretor do IPDA

    Segundo os coordenadores, o livro é o resultado de um esforço conjunto de estudiosos e profissionais atuantes nas áreas de ética, compliance, combate à corrupção e gestão de riscos. O conteúdo teórico e prático expõe o que há de mais atual nestes temas, sobretudo no campo da boa governança pública.

    Autores

    A obra reúne artigos de: Marco Aurélio Borges de Paula, Reynaldo Goto , Wagner Giovanini Marcelo Zenkner, André Castro Carvalho, Tiago Cripa Alvim, Shin Jae Kim, Renata Muzzi, Giovanni Falcetta, Thaisa Toledo Longo, Belisário dos Santos Júnior, Angélica Petian, Cristianna Fortini, Fernanda Vernalha Guimarães, Érica Miranda dos Santos Requi, Antonio Fonseca, Mário Vinícius Claussen Spinelli, Michelle Corradini, Rafael Porto Lovato, Gustavo Justino de Oliveira, Christian Karl de Lamboy, Marcelo Henrique Lapolla Aguiar Andrade, Jorge Hage, Irene Patrícia Nohara, Juliana Oliveira Nascimento, Franklin Brasil, Felipe Bezerra da Silva, Luciani Ferraz, Thiago Ferreira Almeida e Rodrigo Pironti.

    Coordenadores

    Rodrigo Pironti Aguirre de Castro – advogado, Pós-doutor em Direito pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha), Doutor em Direito Econômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialista em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar, professor da Graduação e da Especialização Universidade Positivo. É autor de “Processo Administrativo e Controle da Atividade Regulatória”, “Sistema de Controle Interno: uma perspectiva do modelo de gestão pública gerencial” e “Ensaio Avançado de Controle Interno”, todos pela Editora Fórum.

    Marco Aurélio Borges de Paula – advogado, doutorado em Direito pela Universidade de Salamanca, mestre em Ciências Jurídico-Econômicas pela Universidade de Coimbra/Portugal, pós-graduado em Direito Penal Econômico e Europeu, especialista em Compliance Anticorrupção (Insper, Universidade de Coimbra) e Legal (Ethics and Compliance), e editor-chefe da revista Systemas de Ciências Jurídicas e Econômicas. É consultor em políticas anticorrupção, em sistema de integridade e compliance nos setores público e privado.