• Diretoria do IPDA aborda inovações legislativas em congresso da Uvepar

    Presidente do IPDA , Edgar Guimarães, e a diretora acadêmica Adriana da Costa Ricardo Schier, em evento da Uvepar

    O presidente do IPDA – Instituto Paranaense de Direito Administrativo, Edgar Guimarães, e a diretora acadêmica Adriana da Costa Ricardo Schier, falaram sobre inovações legislativas e normativas em painel do 4º. Congresso Interestadual de União e Fortalecimento da Vereança, organizado pela Uvepar – União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná, entre os dias 5 e 7 de dezembro, em Curitiba. Paralelamente, foram realizados o 1º Fórum Internacional de Justiça e Cidadania e a reunião do Colégio de Presidentes de Câmaras de Vereadores.

    No evento foram tratados temas como a criminalização da política, reforma da previdência e as garantias para os agentes políticos, a eficiência orçamentária municipal, pacto federativo, cidadania e vereança, justiça social e o novo comportamento do vereador perante o eleitor para as eleições de 2020. O encontro contou com a presença de advogados, professores, procuradores de estado, juízes, economistas, vereadores, agentes e gestores públicos. 

    A exposição da diretoria do IPDA foi conduzida pelo economista e advogado Laerzio Chiesorin Junior. Edgar Guimarães e Adriana Schier abordaram os impactos e consequências das inovações legislativas e normativas na gestão pública e para agentes públicos.

    No último dia do congresso foi lida a Carta de Curitiba, fruto das deliberações e decisões do 1º Colégio de Presidentes de Câmaras de Vereadores. O coordenador científico do evento, Moisés Pessuti, o presidente do IJC – Instituto Justiça e Cidadania, Tiago Salles, e o presidente da Uvepar, Julio Makuch, encerraram o evento.